Nossas Redes Sociais

Fan page on Facebook Follow me

quinta-feira, 21 de março de 2013

Evolução do Windows


1981 - O primeiro computador com um sistema operacional gráfico incorporado é lançado pela Apple. Chamava-se LISA. Apesar da ideia de um sistema gráfico ser ótimo, o Lisa não emplacou comercialmente.
1985 - A Microsoft lança o WINDOWS 1.0, mas devido à limitação dos equipamentos da época essa versão era muito limitada e simples. 
1987 - O Windows 2.0 é lançado e começa a prometer um futuro promissor.
Alguns Softwares começam a surgir para sua interface bem mais agradável do que o MS-DOS.
1990 -  Surge o Windows 3.0. Não era um Sistema Operacional, mas sim uma interface gráfica que rodava sobre o MS-DOS, porém já possuía uma grande versatilidade e facilidades de uso. Muitos programas do DOS ganhavam uma versão gráfica para o Windows.
1992 - Surge o Windows 3.1  e o Windows 3.11 for Workgroups. Começa a "mania windows". Ele toma grande parte do mercado com cada vez mais aplicativos para sua plataforma. Torna-se mais "inteligente, com melhor gerenciamento de memória. Rodava com mais estabilidade os programas para DOS, e sua facilidade de uso e sua interface atraente tornava-o uma boa opção. O Windows para Workgroups incorporava ainda alguns acessórios para uso em rede.
1995 Windows 95. Após alguns meses de atraso o tão esperado sucessor do Windows 3.11 surge, totalmente recriado. Considerando uma verdadeira evolução, o Windows passa para a categoria de Sistema Operacional ( não precisava mais possuir o MS-DOS instalado para funcionar), com nova interface, rodando aplicativos em 32 bits e mantendo a compatibilidade com os aplicativos de 16 bits do Windows 3.11. Em pouco tempo, o Windows bate recordes de vendas e pula para a primeira posição dos sistemas operacionais, concorrendo com o OS/2 da IBM, o MAC-OS da Macintosh, entre outros.
1996 - Windows 95 OSR. É lançado o Windows OEM Service Release 2, uma atualização do Windows com algumas correções e novas características, como por exemplo o novo sistema de arquivos FAT 32.
Nenhuma publicidade foi feita em cima dessa versão, apesar de ser superior ao Windows original, por isso ela é muito usada e pouco conhecida. 
1998 -  Windows 98. Nesta versão fora corrigidos os problemas que ainda existiam no Windows e implementados novos recursos, que permitem ao usuário uma total integração dos aplicativos com a internet. Além disso, o Windows 98 trabalha com a tecnologia FAT32, o que permite gerenciar discos com capacidade superior a 2GB, além de melhorar a performance.
1999 -  Windows 98 Second Edition. Baseado nos recursos do Windows 98, o Windows 98 Segunda Edition aperfeiçoa a experiência on-line, aprimora o suporte a hardware e fornece funcionalidades para rede doméstica. Entre elas as mais importantes são a inclusão de novos drivers para novos tipos de hardware e compartilhamento de conexão com a internet.
2000 -  Windows Me. O Windows ME (Millenium Edition) foi criado especialmente para usuários domésticos, aprimorando os recursos multimídia e otimizando o desempenho dos jogos e aplicativos através do uso do DirectX 7.0, o qual proporciona melhor qualidade de imagens e sons.
2001 - O windows XP é baseado em um aprimoramento do código forte do Windows 2000 que permite uma experiência ainda melhor e dá aos usuários a liberdade de criar, conectar e se comunicar de formas diferentes. O Sistema operacional também estabelece um novo patamar em termos de poder, confiabilidade, segurança e simplicidade. Existem duas versões: Windows XP Home Edition e Windows XP Professional Edition para empresas de todos os tamanhos.
2007 -  Lançado o Windows Vista, com uma interface renovadora e utilitários poderosos, como por exemplo, o Windows Defender, melhorando ainda mais a segurança do Sistema Operacional. Exitem 6 versões do Vista: Starter, Business, Enterprise, Home Basic, Home Premium e Ultimate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário